segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Inicio de época 09 / 10

Olá!!

O plantel não ficou exactamente como anunciado no artigo anterior mas como ainda não está concluido logo falarei nele.

Agora falo apenas das primeiras duas semanas de trabalho que foram positivas, evidentemente.

Após um 1º treino muito aquém das expectativas (era pedir muito que exibissem um nível semelhante ao patenteado no ano passado), a verdade é que treino após treino a equipa foi evidenciando claras melhorias, quer ao nível do ritmo de treino, quer ao nível da aquisição de competências.

Começámos por rever algumas características do nosso modelo de jogo, nomeadamente na organização ofensiva para que os antigos relembrassem e os novos começassem desde logo a perceber o... estilo!

No 2ºmicrociclo, trabalhámos princípios que queremos ver como base da nossa organização defensiva, nomeadamente a pressão, ou seja, trabalhámos princípios de jogo defensivos e as zonas em que queremos cada um desses princípios definindo zonas prioritárias para tentar a conquista da posse de bola.

Trabalhámos também esquemas tácticos defensivos (e também um pouco os ofensivos), sempre ao nível de pontapés de canto com alguma ligação também com a transição defesa-ataque após este momento do jogo.

No dia 5 de Setembro, realizámos também o 1º jogo de preparação batendo o Domingos Sávio por 3-0.

Foi um jogo dentro daquilo que esperávamos, isto é, conseguimos colocar alguma intensidade no jogo mas apenas a espaços e de forma muito irregular e pouco interligada. Fizemos boas movimentações e boa circulação de bola mas raramente conseguimos fazer em simultâneo os 2!!

Apesar de alguns erros na pressão / organização defensiva, a verdade é que não concedemos qualquer oportunidade de golo ao adversário e os nossos GR foram autênticos espectadores.

Por outro lado podíamos ter vencido por muito mais golos de diferença e julgo que não o fizemos não por termos falhado muitos golos flagrantes (até porque nem falhámos muito) mas porque errámos sobretudo na definição das jogadas, seja na qualidade do último apsse, seja na opção tomada nas zonas mais avançadas do terreno.

Os golos foram apontados por Fábio, Maik e Bruno. Fábio marcou na recarga a um remate de Tiago, Maik na sequência de um pontapé numa 2ª bola após pontapé de canto e Bruno de cabeça após bom cruzamento de Maik.

Na 1ª parte jogaram: Daniel; Marques, Hugo, Cícero, Leo; Diogo, Filipe, Cláudio; Fábio, Tiago e Domingos.

Na 2ª parte jogaram: Gerson, Marques, Hugo, Ruiz, Cepeda, Diogo, Lacerda, Maik, Nélson, Emídio e Bruno

Começamos amanhã, 3ª feira a 3ª semana de trabalho. Esperemos dar mais um salto qualitativo pois no fim-de-semana há jogos de preparação com Belenenses e Pêro Pinheiro.

Abraços

Sem comentários: