terça-feira, 13 de janeiro de 2009

E vão 4!! Aiiii que vou ter mesmo que pagar o almoço...

Oh oh oh.

Pois é, meus amigos, mais uma vitória no último fim de semana.

E que saborosa que foi esta vitória pois para além da dificuldade do jogo ser alta permitiu-nos cimentar a nossa posição e colocar este adversário (à partida) demasiado longe para nos alcançar.

O Mucifal não perdia desde a 4ª jornada (7 de Novembro) pelo que era uma equipa com confiança e com pssibilidades claras de - ganhando - entrar na luta pelo 3º lugar.

Fisicamente são uma equipa relativamente forte, embora não tanto como Sintrense ou Belas.
Apesar de jogarem directo, não jogam mal ou feio. Tentam fazê-lo com organização e lógica.

Entrámos mal e nos primeiros 5 minutos nem saímos do 1/2 campo. Confesso que tive algum receio que a equipa não conseguisse reagir de forma enérgica mas rapidamente o jogo se alterou e dos 5 aos 15 foram eles que mal saíram do 1/2 campo. A minha equipa esteve bem posicionada recuperando várias 2ª bolas, recuperando a bola no início das transições ofensivas adversárias o que nos permitiu criar lances de ataque consecutivamente (embora poucas oportunidades claras).

No entanto, eles acabaram por equilibrar o jogo e inauguraram o marcador aos 25 min.

Como tem sido hábito, reagimos muito bem e empatámos pouco tempo depois por Lacerda, um ex-jogador do adversário. Nesta altura já nos tinham anulado um golo e já tinhamos enviado 2 bolas aos ferros. Antes do intervalo, uma excelente jogada pela direita, permitiu a Tiago ficar isolado mas rematou por cima.

Na 2ª parte, o nosso GR foi um espectador. Tivemos cerca de 60% de posse de bola (digo eu...) e o jogo passou-se sobretudo no 1/2 campo adversário. Na verdade também não tivemos muitas oportunidades pois falhámos muito no último passe.

De qualquer forma, acabámos por ser recompensados a 3 minutos do final com um golo de Tiago que foi muito festejado pela equipa!

Digo recompensados pois pouco tempo antes fizemos substituições de algum risco, claramente na procura da vitória mas digo-o sobretudo pois fizemos um jogo notável. Faltou velocidade nalguns momentos e não criámos mais oportunidades pois falhámos um pouco na fase II do ataque (criação de situações de finalização) mas numa análise global fizemos um jogo muito bonito, com circulação de bola, futebol muito apoiado, muitos jogadores a participarem nas acções ofensivas, boas transições ofensivas e defensivas, lucidez no momento da recuperação de bola, variações de corredor, etc.

A mim pessoalmente, deu-me gozo estar no banco daquela equipa. Perto do fim o resultado estava em 1-1 e por um lado fazia contas ao facto de cairmos para 4º com o empate, por outro sentia orgulho no que os putos faziam em campo. E não era só o futebol bonito que jogámos, foi também a solidariedade entre todos, o espírito de equipa que foi patenteado em vários momentos do jogo e que culminou com o golo da vitória.

A meio do campeonato estamos em 3º com 19 pontos. Longe dos 2 primeiros mas no lugar que penso que merecemos alcançar. Na Liga Sagres à 10ª jornada o Sporting era 4º precisamente com 19 pontos.

Estamos a 6 pontos do que foi alcançado na época passada em 22 jogos. E cair para 9º (também como na época passada) é algo que considero impossível mesmo perdendo o resto dos jogos.

É claro que sinto que eu e o meu adjunto estamos a fazer um bom trabalho, aliás muito bom, modéstia à parte. Uma equipa completamente nova, de 1º ano e que apresenta 13 vit 1 emp e 4 der na época acho excelente.

Mas seria injusto não dar a grande parte do mérito aos jogadores. Os resultados não seriam os mesmos sem a dedicação, empenho, concentração que apresentam de forma quase constante treino após treino. Como treinador, sinto que os conceitos que trabalhamos ficam, são assimilados por eles pois eles têm interesse, disponibilidade mental e vontade em evoluir individual e colectivamente.

Tendo em vista as características que muitos deles apresnetaram nos clubes de origem, nunca pensei que as coisas corressem tão bem.

Agora, com o início da 2ª volta vamos ao 1º Dezembro. Ganhando deixamo-los a 6 pontos (e se for por 2 golos com vantagem no confronto directo). Perdendo somos ultrapassados por eles e ficamos à mercê do Pêro Pinheiro. Associando a importância na classificação, à rivalidade entre os 2 clubes e às incidências da 1ª volta e poderá ser mais um jogo escaldante...

Do nosso lado a confiança é muito alta. Atletas meus que são colegas de turma de jogadores deles, dizem que eles estão com medo... lol

Domingo logo vemos como corre.

Abraços

1 comentário:

Palhota disse...

O queijo limiano é curado a uma humidade relativa de 85% e as fatias do são cortadas directamente da bola tradicional...